domingo, 12 de abril de 2009

TGA

(ESAF) A administração é uma ciência relativamente recente, consolidando-se como disciplina específica somente no início do século XX. Sem dúvida, dois dos autores mais importantes para a constituição da disciplina foram Henry Fayol e Frederick Taylor. Sobre estes autores é correto afirmar que:
a) O primeiro foi o fundador da Administração Científica, enquanto o segundo foi um dos fundadores da Teoria Clássica da Administração.
b) Enquanto o primeiro concentrou-se na analise dos tempos e movimentos dos operários de fábrica, o segundo preocupou-se em definir princípios gerais para a gerência das organizações.
c) Ambos são famosos pela clareza na exposição de suas idéias, seja na comunicação oral ou escrita.
d) Ambos construíram suas teorias a partir de pesquisas acadêmicas nas respectivas instituições que coordenavam.
e) Enquanto o primeiro era adepto do comando único na administração, o segundo propôs a chefia funcional múltipla.



Comentários: o gabarito marca letra “e”. Segundo Chiavenato: “A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor. Taylor era contrário à centralização da autoridade e propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especializada) sobre os mesmos subordinados”. Já no tocante a Fayol e as idéias de comando único temos a uma citação interessante feita Krausz na obra Compartilhando o poder nas Organizações : “ (...) a cultura da eficiência descreve a estrutura piramidal típica que emergiu da Revolução Industrial, inspirada no modelo militar com sua linha de comando único, também defendida pela administração tayloriana, que consagrou termos como chefia, subordinação, controle e outros”. A síntese desse pensamento está no princípio unidade de comando que Fayol estudou. Segundo ele cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. Esse princípio de Fayol também é conhecido como sendo o princípio da autoridade única.

TGA

(UNICAMP) A Teoria Clássica formulou uma teoria da organização, tendo por base a administração como ciência. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que não se relaciona com os princípios e ênfases dadas na Teoria da Organização:
a) Ênfase na adaptação do homem à organização
b) Ênfase na estrutura
c) Ênfase na organização formal
d) Ênfase na divisão do trabalho
e) Ênfase na especialização das partes.

Comentários: O gabarito marca letra “a”. Segundo Chiavenato: “A Abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial”. Para Caravantes : “A ênfase de Taylor, Gilbreth e seguidores era absolutamente concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução”.

A idéia de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:
1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos.
2. Estudo da fadiga humana
3. Divisão do trabalho e especialização do operário
4. Desenho de cargos e de tarefas
5. Incentivos salariais e prêmios de produção
6. Conceito de homo economicus
7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc
8. Padronização de métodos e de máquinas.
9. Supervisão funcional.